Engenharia

Externalização da Gestão da Manutenção

A otimização dos custos e a disponibilidade dos equipamentos leva cada vez mais as organizações a optar por serviços de gestão de processos externos de modo a libertar os meios para o desenvolvimento da sua atividade.

• Elevados custos com a manutenção dos equipamentos

• Sem controlo sobre as equipas de manutenção, internas ou externas

• Elevadas paragens de produção com o consequente aumento de custos

• Elevadas ineficiências de produção

Vantagens:

• Planeamento e controlo rigorosos da manutenção

• Gestão eficiente de materiais e de equipas técnicas

• Mecanismos de controlo do estado das acções

• Controlo dos custos associados à manutenção com redução efectiva.

• Evitar paragens com perdas de produção.

• Aumentar o output da produção.

5'S

O papel do 5’S é facilitando ao aprendizado as boas práticas de cuidar do ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, evitar desperdícios e melhorar a comunicação.

• Elevados custos com organização dos espaços

• Falta de definição do que é produto final ou de scrap

• Não há um envolvimento dos colaboradores no dia a dia da empresa

• Não existe uma cultura de melhoria continua na empresa

Vantagens:

• Melhoria do ambiente de trabalho.

• Prevenção de acidentes.

• Eliminação de desperdício.

• Melhoria da qualidade de produtos e serviços.

• Melhora o layout da empresa.

TPM

Ferramenta para uma melhor utilização do activo de uma empresa, ou seja, o aumento da capacidade produtiva

• Baixas produtividades por ineficiências

• Dificuldade na integração homem maquina

• Não existe uma cultura de melhoria continua na empresa

• Diminuição de acidentes

Vantagens:

• Aumento da produtividade;

• Melhoria da qualidade

• Redução de custos efectivos

• Redução dos índices de acidentes tanto na frequência com gravidade

SMED

Troca rápida de “ferramentas", é uma metodologia elaborada para reduzir o tempo do processo de setup (preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção).

• Falta de espaço

• Elevados custos de produção

• Dificuldade em produzir pequenas series

• Elevados tempos de mudança de equipamentos

Vantagens:

• Reduz tempos improdutivos.

• Aumenta a real capacidade dos equipamentos.

• Reduz os custos de produção.

• Permite a produção de pequenas quantidades reduzindo assim custos com stock

LEAN

Lean management é uma filosofia de gestão que tem como objetivo criar valor para a empresa através da redução de desperdício, melhoria da produtividade, redução de custos e tempos.

• Produção com elevado stock

• Circuitos internos não definidos ou inexistentes

• Custos de produção elevados

• Margens de lucro diminutas

• Dificuldades de entrada no mercado seja por preço ou por incapacidades produtivas

• Resposta tardia à necessidade do cliente

• Falta de flexibilidade na estrutura produtiva

Vantagens:

• Aumento da produção com um investimento constante.

• Redução de custos de produção.

• Potencia a existências de sistemas de produção robustos.

• Desenvolve um adequado sistema de abastecimento, interno e externo.

• Melhora os layouts e aumenta a flexibilidade.

• Aumenta o valor percetível pelo cliente.

• Aumenta a perspetiva de lucro nas empresas.

 

Gestão

Marketing

A definição de estratégias e ferramentas que permitam à empresa um eixo orientador, onde estão definidos as metas da organização. Identifica os pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades de melhoria e as ameaças do mercado.

• Falta de definição de objectivos estratégicos

• Dificuldades de entrada em mercados

• Sem uma orientação interna

• Não esta definida uma imagem e estrutura solida da empresa

Vantagens:

• Baixo custo de implementação.

• Resultados visíveis num curto espaço de tempo.

• O canal correcto para a entrada em novos mercados

• Facilmente ajustável aos objectivos da empresa.

• Aumenta a fidelização de actuais clientes

Desenvolvimento e qualificação de Recurso Humanos

Analise e diagnostico das necessidades de Recursos Humanos nas Empresas. Avaliação das capacidades existentes. Qualificação ou/e requalificação de quadros, sempre com o objectivo de adaptar as capacidades humanas as reais necessidades da organização

Necessidades:

• Baixo rendimento dos colaboradores

• Colaboradores não adaptados as funções actuais

• Sem um plano de desenvolvimento de modo a que a empresa se adapte aos novos mercados

• Falta de definição estratégica interna

Vantagens:

• Maior rendimento da empresa

• Melhor adaptação dos recursos existentes

• Plano de desenvolvimento assegurado.

• Processo de consultoria integrado com seguimento de estratégias e metas

Coaching e Liderança

O Coaching é um processo que se destina a criar mudanças positivas e duradouras num curto espaço de tempo. É uma oportunidade de visualização dos pontos de visualização, aumento de confiança para que as pessoas possam atingir o seu potencial máximo.

Pretendemos criar capacidades nas empresas de modo que estas aumentem as suas capacidades e posição nos mercados.

Necessidades:

• Dificuldade em abraçar novos desafios

• Baixos níveis de produtividade

• Dificuldade de seguimento e controlo de actividades

• Desenvolvimento pessoal lento ou inexistente

• Ciclos de improdutividade repetitivos

Vantagens:

• Acompanhamento personalizado

• Aumento significativo das capacidades existentes

• Evolução e melhoria continua

• Novas competências pessoais e profissionais