Engenharia
Externalização da Gestão da Manutenção
A otimização dos custos e a disponibilidade dos equipamentos leva cada vez mais as organizações a optar por serviços de gestão de processos externos de modo a libertar os meios para o desenvolvimento da sua atividade.
• Elevados custos com a manutenção dos equipamentos
• Sem controlo sobre as equipas de manutenção, internas ou externas
• Elevadas paragens de produção com o consequente aumento de custos
• Elevadas ineficiências de produção
Vantagens:
• Planeamento e controlo rigorosos da manutenção
• Gestão eficiente de materiais e de equipas técnicas
• Mecanismos de controlo do estado das acções
• Controlo dos custos associados à manutenção com redução efectiva.
• Evitar paragens com perdas de produção.
• Aumentar o output da produção.
5'S
O papel do 5’S é facilitando ao aprendizado as boas práticas de cuidar do ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, evitar desperdícios e melhorar a comunicação.
• Elevados custos com organização dos espaços
• Falta de definição do que é produto final ou de scrap
• Não há um envolvimento dos colaboradores no dia a dia da empresa
• Não existe uma cultura de melhoria continua na empresa
Vantagens:
• Melhoria do ambiente de trabalho.
• Prevenção de acidentes.
• Eliminação de desperdício.
• Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
• Melhora o layout da empresa.
TPM
Ferramenta para uma melhor utilização do activo de uma empresa, ou seja, o aumento da capacidade produtiva
• Baixas produtividades por ineficiências
• Dificuldade na integração homem maquina
• Não existe uma cultura de melhoria continua na empresa
• Diminuição de acidentes
Vantagens:
• Aumento da produtividade;
• Melhoria da qualidade
• Redução de custos efectivos
• Redução dos índices de acidentes tanto na frequência com gravidade
SMED
Troca rápida de “ferramentas", é uma metodologia elaborada para reduzir o tempo do processo de setup (preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção).
• Falta de espaço
• Elevados custos de produção
• Dificuldade em produzir pequenas series
• Elevados tempos de mudança de equipamentos
Vantagens:
• Reduz tempos improdutivos.
• Aumenta a real capacidade dos equipamentos.
• Reduz os custos de produção.
• Permite a produção de pequenas quantidades reduzindo assim custos com stock
LEAN
Lean management é uma filosofia de gestão que tem como objetivo criar valor para a empresa através da redução de desperdício, melhoria da produtividade, redução de custos e tempos.
• Produção com elevado stock
• Circuitos internos não definidos ou inexistentes
• Custos de produção elevados
• Margens de lucro diminutas
• Dificuldades de entrada no mercado seja por preço ou por incapacidades produtivas
• Resposta tardia à necessidade do cliente
• Falta de flexibilidade na estrutura produtiva
Vantagens:
• Aumento da produção com um investimento constante.
• Redução de custos de produção.
• Potencia a existências de sistemas de produção robustos.
• Desenvolve um adequado sistema de abastecimento, interno e externo.
• Melhora os layouts e aumenta a flexibilidade.
• Aumenta o valor percetível pelo cliente.
• Aumenta a perspetiva de lucro nas empresas.
Gestão
Marketing
A definição de estratégias e ferramentas que permitam à empresa um eixo orientador, onde estão definidos as metas da organização. Identifica os pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades de melhoria e as ameaças do mercado.
• Falta de definição de objectivos estratégicos
• Dificuldades de entrada em mercados
• Sem uma orientação interna
• Não esta definida uma imagem e estrutura solida da empresa
Vantagens:
• Baixo custo de implementação.
• Resultados visíveis num curto espaço de tempo.
• O canal correcto para a entrada em novos mercados
• Facilmente ajustável aos objectivos da empresa.
• Aumenta a fidelização de actuais clientes
Desenvolvimento e qualificação de Recurso Humanos
Analise e diagnostico das necessidades de Recursos Humanos nas Empresas. Avaliação das capacidades existentes. Qualificação ou/e requalificação de quadros, sempre com o objectivo de adaptar as capacidades humanas as reais necessidades da organização
Necessidades:
• Baixo rendimento dos colaboradores
• Colaboradores não adaptados as funções actuais
• Sem um plano de desenvolvimento de modo a que a empresa se adapte aos novos mercados
• Falta de definição estratégica interna
Vantagens:
• Maior rendimento da empresa
• Melhor adaptação dos recursos existentes
• Plano de desenvolvimento assegurado.
• Processo de consultoria integrado com seguimento de estratégias e metas
Coaching e Liderança
O Coaching é um processo que se destina a criar mudanças positivas e duradouras num curto espaço de tempo. É uma oportunidade de visualização dos pontos de visualização, aumento de confiança para que as pessoas possam atingir o seu potencial máximo.
Pretendemos criar capacidades nas empresas de modo que estas aumentem as suas capacidades e posição nos mercados.
Necessidades:
• Dificuldade em abraçar novos desafios
• Baixos níveis de produtividade
• Dificuldade de seguimento e controlo de actividades
• Desenvolvimento pessoal lento ou inexistente
• Ciclos de improdutividade repetitivos
Vantagens:
• Acompanhamento personalizado
• Aumento significativo das capacidades existentes
• Evolução e melhoria continua
• Novas competências pessoais e profissionais